• MarTechBiz
  • Posts
  • Google Shopping se atualiza para enfrentar um novo tipo de concorrente

Google Shopping se atualiza para enfrentar um novo tipo de concorrente

As Retail Media Networks estão crescendo mais rápido do que um carrinho de compras em liquidação. Inclusive no Brasil!

Nesta edição:

  • Google Shopping domina o segmento de publicidade para e-commerce, mas enfrenta um novo tipo de concorrente.

  • Amazon e Spotify também divulgam em sua plataforma de publicidade.

  • Descubra quais são as maiores Retail Media Networks do Brasil!

Boa leitura!

Alguém te encaminhou esse email? Se inscreva para receber semanalmente o MarTechBiz!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE
O Novo Concorrente do Google Shopping

O Google anunciou uma reformulação completa do Google Shopping. A nova experiência vai incluir resumos gerados por IA com os principais pontos para você considerar na sua busca, além de recomendações personalizadas.

Por exemplo, se você estiver procurando uma jaqueta para conhecer Seattle, o resumo vai destacar informações relevantes que podem influenciar sua decisão de compra. Além disso, a plataforma traz novas funcionalidades, como prova virtual de roupas e ferramentas de realidade aumentada, também impulsionadas por IA generativa.

O Google Shopping domina o mercado de publicidade de e-commerce, com estatísticas impressionantes:

  • 1,2 bilhão de buscas são realizadas mensalmente

  • 76,4% dos gastos em anúncios do setor de e-commerce

  • 85% dos cliques no Google Ads vêm do Shopping

Apesar desse domínio impressionante, o Google Shopping vêm perdendo espaço. Essa atualização parece ter sido feita para enfrentar essa nova tendência.

Apresentando: Retail Media Networks

As RMNs são plataformas de publicidade operadas por varejistas, permitindo que as marcas anunciem em seus sites, apps e até lojas físicas. Por estarem no fim no fim da cadeia (a tal “última milha”) alcançam os consumidores no momento em que estão prestes a comprar.

O setor de Retail Media está em plena expansão. A Amazon Advertising, por exemplo, faturou US$ 45 bilhões em 2023, e o Walmart Connect registrou um aumento de 240% na receita de anúncios em um trimestre. Outros varejistas como Target, Best Buy e CVS estão ganhando espaço.

No Brasil, as redes de “merchandising”

O mercado de Retail Media no Brasil também cresce rapidamente, com players de peso como Mercado Livre, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Magazine Luiza e Americanas. Projeções indicam que o gasto nessas redes pode chegar a R$ 2,6 bilhões, com um crescimento esperado de 550%.

Até 2027, a mídia de varejo deve representar mais de um quarto dos gastos com anúncios digitais no país, segundo a Insider Intelligence.

Algumas RMNs, como o Instacart, já oferecem integração com o Google, ampliando ainda mais suas possibilidades. Apesar da concorrência acirrada, ainda há espaço para todos no mundo do comércio digital.

NOTÍCIAS DA SEMANA

🛒 Mais detalhes sobre as novidades do Google Shopping 
A plataforma agora oferece uma experiência de compra personalizada, com um feed inicial customizado, continuidade de sessão e configurações de personalização controladas pelo usuário para adaptar as recomendações de produtos e conteúdo. Além disso, ferramentas de busca e comparação de preços, incluindo insights, rastreamento e uma página dedicada a ofertas, permitem que os usuários encontrem facilmente os melhores preços e promoções e provem uma peça virtualmente (virtual try-on).

🎬 Amazon Ads lança novas ferramentas de IA para anunciantes
As novas ferramentas AI Creative Studio e Audio Generator visam simplificar o processo de criação de anúncios e permitir que os anunciantes produzam conteúdo de alta qualidade em diversos formatos com facilidade. A introdução das funcionalidades Video Generator e Live Image responde à crescente demanda por marketing em vídeo, dando mais poder aos anunciantes para criar materiais de campanha visualmente ricos e animados.

🎷 Spotify lança sua própria plataforma de anúncios em parceria com a Trade Desk
O gigante do streaming de áudio está facilitando a compra de inventário de forma programática, começando com anúncios em vídeo e, em breve, expandindo para áudio. A nova Spotify Ad Exchange (SAX) já começou a testar sua integração com a The Trade Desk, a maior demand-side platform (DSP) independente, apenas com clientes na América do Norte. Antes, quem queria comprar anúncios programáticos no Spotify precisava fechar acordos diretos com a equipe de vendas de anúncios da empresa.

AGENDA MARTECH

📅 28 e 29/abr/2025: Conferência Gartner Data & Analytics, São Paulo
As inscrições para a conferência estão abertas, com desconto para quem se inscrever até 31 de outubro.

MARTECH EM NÚMEROS
As maiores Retail Media Networks do Brasil

No Brasil, as redes de mídia de varejo (RMNs) está em plena expansão, com vários players importantes se consolidando e contribuindo para um mercado em rápido crescimento. Aqui está uma lista com algumas das das maiores RMNs e do estado atual do mercado:

MARKETING + TECHNOLOGY + BUSINESS

MarTechBiz é uma newsletter semanal produzida por Tiago Amaral.

Toda quinta-feira, receba em seu email insights na intersecção do Marketing, Tecnologia e Negócios.

Esse email foi encaminhado para você? Clique para se inscrever.

Reply

or to participate.